Central de Atendimento
(21) 3511.8181 \ 2529.2269

História

História

Prof. J. A. Villela Pedras: uma vida dedicada à medicina

Falar de medicina nuclear, é falar do Drº José Augusto Villela Pedras e de sua trajetória como o grande precursor da medicina nuclear no Brasil.

villela-pedras-familia

1946 – Formou-se em medicina tornando-se presidente da Sociedade dos Internos da Faculdade. Além disso, realizou vários cursos de especialização do Ministério da Saúde, tais como os de câncer, lepra e doenças venéreas, terminando todos em primeiro lugar.

1949 – Casou-se com Ednéa, com quem teve quatro filhos.Todos são diretores da Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras. Seus três filhos são médicos e a filha é Farmacêutica-Bioquímica, com curso de MBA em Gerência de Saúde da Fundação Getúlio Vargas.

1952 – Como bolsista do Conselho Nacional de Pesquisa, foi para o Columbia Presbiterian Medical Center (New York), onde ficou de 1952 a 1953 como residente “fellow”.

1953 – Após ser diplomado pelo American Board of Radiology, foi para a Europa, onde estagiou na Fundação Curie (Paris), no Royal Marsden Hospital (Londres). Esteve também no Royal Institute (Manchester).

1954 – Villela Pedras voltou ao Brasil e fundou, no Rio de Janeiro, o primeiro Serviço de Medicina Nuclear de um Hospital Geral no Brasil, no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (seu nome foi citado pela Enciclopédia Mirador Internacional por esta iniciativa), assim como a primeira clínica particular de Medicina Nuclear. No mesmo ano, após concurso, organizou o primeiro curso de Pós-Graduação de Medicina Nuclear da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, sendo o primeiro professor da América Latina. Médicos do Brasil e do exterior realizaram este curso com duração de dois anos e exercem hoje a especialidade em várias cidades do Brasil. Dos que fizeram o curso, dois são professores titulares, sendo um na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e outro na Fundação Técnica Educacional Souza Marques.

1961 – O Drº Villela Pedras participou como sócio fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear
1964-Participou como sócio fundador da Associação Latina Americana

1970 – Foi sócio fundador da Word Federation, México. E foi responsável pela criação dos capítulos regionais desta sociedade em 29 de abril de 1969.

1981 – Foi presidente e organizador do VIII Congresso, no Rio de Janeiro.

1984 – Coordenou, com o professor Eduardo Touya, a organização do XI Congresso da Alasbimn (Montevidéu), onde passou a presidência para o mesmo. Durante o período de 1954 até a presente data, proferiu uma série de conferências, participou de várias bancas examinadoras, e inúmeros trabalhos realizados publicados.
Temos muito orgulho em carregar o nome do Professor Drº José Augusto Villela Pedras, por todo seu empenho, trabalho e grande contribuição no desenvolvimento da Medicina Nuclear no Brasil.

ENCONTROU O QUE ESTAVA PROCURANDO?

Entre em contato por um de nossos canais:

CENTRAL DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta das 7h às 18h
(21) 3511-8181 | 2529-2269

CARREGANDO EXAMES...