Ir para o conteúdo
Segunda a sexta das 7h às 18h
Medicina Nuclear Villela Pedras | CNPJ: 33.205.964/0001-25
Cintilografia de Perfusão
Outros nomes para o exame:
SPECT cardíaco, cintilografia cardíaca, cintilografia de perfusão miocárdica Duração média de permanência do paciente no serviço: Protocolo de 1 dia: aproximadamente 5 horas em um dia. Protocolo de 2 dias: aproximadamente 2 horas por dia.
Informativo sobre o Exame:
A cintilografia miocárdica tem como objetivo principal avaliar a perfusão miocárdica, ou seja, como o sangue chega até o músculo do coração. Informações importantes sobre a função contrátil do coração também são obtidas. O método permite o diagnóstico da presença e severidade da doença coronariana obstrutiva.
O exame é composto de 2 etapas:
1ª Etapa (Imagem de repouso): o radiofármaco é administrado por via venosa. São realizadas imagens entre 20 e 60 minutos após a injeção. As imagens duram cerca de 8-10 minutos. 2ª Etapa (Esteira ou stress farmacológico): o paciente será submetido a teste de esforço na esteira ou a stress farmacológico, conforme a solicitação médica. Durante o esforço (físico ou farmacológico) o paciente recebe uma injeção do radiofármaco. A imagem do esforço é realizada logo após (em caso de esforço físico) ou cerca de 40 minutos após (em caso de esforço farmacológico) a injeção do radiofármaco.
Observações:
• Não é necessária a permanência do paciente na Clínica durante o intervalo entre as injeções e as imagens. • O estudo pode começar pela etapa de repouso ou esforço, sendo esta uma decisão do médico que realizará o exame, caso não seja especificado pelo médico assistente. • Existem duas formas de realizar a etapa de esforço. Em indivíduos capazes de correr em uma esteira ergométrica podemos optar pela injeção do radiotraçador durante o esforço físico. Em outros casos, o “stress cardíaco” pode ser induzido pelo uso de drogas como o dipiridamol ou a dobutamina. Esta orientação é fornecida pelo médico assistente e avaliada pelo médico responsável pela realização do estudo. • Eletrodos fixados na pele por adesivo serão utilizados para monitorar o ritmo cardíaco durante o exame. Ocasionalmente, pelos da região do tórax serão raspados para permitir a fixação dos eletrodos.
ENCONTROU O QUE ESTAVA PROCURANDO?
Entre em contato por um de nossos canais:
CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta das 7h às 18h
(21) 3511-8181 | 2529-2269
Convênios
Convênio AERONÁUTICA
Convênio AETNA INTERNACIONAL
Convênio ALLIANZ
Convênio AMACOR
Convênio AMAFRERJ
Convênio AMAP
Convênio AMBEP
Convênio AMESC
Convênio AMIL
A primeira Clínica de Medicina Nuclear do Brasil.
Menu
Horário de Atendimento Call Center
Segunda a Sexta – 7h às 19h30 Sábado – 7h às 15h
Segunda a Sexta – 7h às 19h30 Sábado – 7h às 15h
Central de Agendamento:
(21) 3511-8181 | 2529-2269
(21) 3511-8181 | 2529-2269
Redes Sociais:
Medicina Nuclear Villela Pedras | CNPJ: 33.205.964/0001-25
© 2023 - Todos os Direitos Reservados
FALE CONOSCO
CARREGANDO EXAMES...
Nós fazemos uso de cookies para obtermos métricas de acessos, melhorar sua experiência de navegação e garantir segurança durante a realização das atividades. Ao navegar em nosso site e fazer uso de nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade.OkPolítica de Privacidade